Faz um mês que a tradicional Festa de Santa Teresinha acabou. A grande festa de Janduís é a Festa de Santa Teresinha, que dura vários dias e atinge seu ponto máximo no último domingo de outubro, quando a cidade é agitada, logo nas primeiras horas da manhã, pela banda de música municipal que percorre as suas ruas principais tocando músicas tradicionais. O evento religioso têm grande participação popular, com a presença da comunidade local e de janduienses que moram em outras cidades do Rio Grande do Norte, estados da federação e até representantes de outros países. Paralelo a programação religiosa, após as celebrações na Igreja de Santa Teresinha, a população participa de várias programações temáticas.
Na Noite dos Idosos, é escolhida A Mais Bela Voz entre os idosos de Janduís, enquanto a Noite da Educação e das Crianças têm grande participação de pais, professores e alunos com apresentações culturais e musicais, trazendo o que há de melhor na cultura janduiense para o palco principal da festa da padroeira. No último domingo da festa ás 10 horas é celebrada uma missa na Paróquia de Santa Teresinha no centro da cidade, à tarde, é realizada a procissão. Aos participantes da festa, é oferecida uma infra-estrutura com barracas de comidas e bebidas regionais, além de diversões como bingos e leilões. E, finalmente, uma grandiosa festa popular completa as festividades.
Mas todos esquecem que o verdadeiro sentido da festa é louvar à Deus e à Padroeira da cidade, esquecem que aquela festa é uma festa religiosa. Disseram que a festa está desvalorizada, mas a festa nunca foi valorizada, por que o valor da festa é também participar das novenas, missas e outros eventos religiosos, mas quando de fala em Festa da Padroeira, só lembram da festa e do luxo mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário